Sistema Cantareira segue em recuperação, mas nível ainda é inferior ao de 2024 

Foto: Arquivo/ ALESP/Divulgação

O outono começou oficialmente na última quarta-feira (20) com o Sistema Cantareira em trajetória de recuperação, mesmo com chuvas abaixo da média. O reservatório, que abastece a região de Campinas, atingiu 59,7% da capacidade útil ao final de fevereiro, um avanço em relação aos 52,3% registrados em janeiro. No entanto, o índice ainda está abaixo do mesmo período de 2024, quando o sistema operava com 76,1%.

A recuperação gradual tem sido impulsionada pela transposição de águas do Rio Paraíba do Sul, em Igaratá, para o reservatório Atibainha, que integra o Cantareira. Segundo o Consórcio PCJ, a vazão média dessa transferência foi de 6,61 m³/s. 

Mesmo com a melhora, o nível do sistema segue abaixo dos últimos anos. Na quarta-feira (20), o volume armazenado era de 58,8%, contra 76,7% em 2024 e 79,8% em 2023. Ainda assim, o cenário atual é significativamente melhor do que o vivido na crise hídrica de 2015, quando o Cantareira operava no volume morto, com -13,2%. 

Perspectivas para a estiagem 

A tendência é de que o fenômeno La Niña perca força nos próximos meses, levando a uma transição para condições climáticas neutras. Com isso, a previsão é de chuvas dentro ou ligeiramente abaixo da média nas bacias PCJ. 

Em entrevista à CBN Campinas, a coordenadora do Consórcio PCJ, Andréa Borges, destacou a necessidade de investimentos em infraestrutura hídrica para garantir o abastecimento a longo prazo. Entre as soluções apontadas estão sistemas de captação de água da chuva, reúso, construção de reservatórios e piscinões ecológicos. 

Campinas capta cerca de 99% da água que consome no Rio Atibaia, que faz parte do sistema Cantareira. O município também conta com a captação no Rio Capivari e em alguns reservatórios locais.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Estado de SP confirma 2ª morte por consumo de bebida com metanol

Jaguariúna instala 150 câmeras com inteligência artificial para reforçar segurança

Motociclista fica em estado grave após acidente na Rodovia Santos Dumont em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.