Os buracos nas ruas de Campinas continuam gerando transtornos para motoristas e pesando no bolso da Prefeitura. Só nos primeiros três meses e meio deste ano, mais de 43 mil buracos foram tapados pelas equipes da Secretaria de Serviços Públicos.
Um desses buracos, na Avenida Guilherme de Campos, causou prejuízo para o motorista Antônio Carlos Barbosa. Ele teve o pneu do carro rasgado ao passar pelo local e precisou lidar com todos os transtornos.
Segundo Antônio Carlos, o local recebeu reparos apenas dias depois do incidente.
A Prefeitura afirma que a avenida Guilherme de Campos tem um leito de rocha que acumula água e umidifica o solo sob o asfalto, o que exige manutenção mais frequente. Uma nova vistoria será feita na via, segundo a Secretaria de Serviços Públicos. De janeiro a 15 de abril, a operação tapa-buracos já custou quase 13 milhões de reais aos cofres públicos.
E quem arca com o prejuízo quando um buraco causa dano a um veículo? O advogado Luís Ricardo Trezza, especialista em direito do consumidor, explica que é possível pedir indenização ao poder público.
As solicitações para tapa-buracos podem ser feitas pelos canais do 156 da Prefeitura, pelo telefone, site, chatbot ou atendimento presencial. Campinas conta hoje com 12 equipes trabalhando diariamente na recuperação do asfalto.