A Prefeitura de Valinhos se reuniu na manhã desta segunda-feira (7) com proprietários de terras da Serra dos Cocais para apresentar o Plano de Combate e Contenção de Incêndios 2025 durante o período de estiagem.
Participaram da reunião o prefeito Franklin, representantes das secretarias do Verde e Agricultura, Segurança Pública e Cidadania, além da Defesa Civil de Valinhos, Rota das Bandeiras e Corpo de Bombeiros.
A Serra dos Cocais, localizada entre as cidades de Valinhos, Vinhedo, Louveira e Itatiba, foi atingida por um incêndio florestal em 2024. Na ocasião, a Prefeitura de Valinhos decretou situação de emergência por conta dos incêndios florestais.
André Reis, secretário do Verde e Agricultura de Valinhos, destacou que o encontro buscou fortalecer a parceria entre o poder público e os proprietários das terras, com foco na prevenção e resposta rápida a incêndios.
André também detalhou as medidas preventivas adotadas pela Prefeitura para o enfrentamento dos incêndios florestais. Ele ainda contou sobre a entrega de uma nova unidade da Defesa Civil, prevista para maio, no bairro Chácaras Alpinas.
Em janeiro deste ano, foi fundado o Instituto Serra dos Cocais, voltado à proteção da biodiversidade e conservação da região. Na Assembleia Geral Ordinária de fundação, foram aprovados o estatuto da instituição e eleita sua primeira diretoria.
Confira a entrevista completa