Projeto de telemonitoramento da dengue em Jaguariúna auxilia atendimento a pacientes   

foto: divulgação Prefeitura Jaguariúna

clique e ouça a reportagem

Uma parceria entre uma universidade particular de Jaguariúna e a Prefeitura de da cidade, tem garantido um acompanhamento mais eficiente aos moradores diagnosticados ou com suspeita de dengue. Chamado de Hub da Dengue, o serviço de telemonitoramento permite que pacientes recebam orientações de profissionais da saúde mesmo após o atendimento presencial nas unidades médicas. 

Desde o reinício das atividades, em 10 de março, a central já realizou mais de 660 atendimentos. O projeto segue até 10 de maio, podendo ser estendido conforme a demanda.

O analista de sistemas Pedro Ramiro vivenciou a importância do projeto na prática. Após ser diagnosticado com dengue e receber atendimento médico, foi contatado pelo Hub da Dengue. Ele conta que a ligação trouxe tranquilidade ao processo de recuperação. 

Além de beneficiar a população, o Hub também proporciona experiência prática aos estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Biomedicina, que atuam sob a supervisão de 12 professores capacitados pela Secretaria de Saúde. 

O estudante de Medicina Luís Falco, que faz parte da equipe de telemonitoramento, explica como funcionam essas ligações. Segundo ele, o objetivo é verificar o estado de saúde do paciente, reforçar orientações médicas e identificar possíveis sinais de alerta que exijam novo atendimento. 

Para o gestor do curso de Medicina, André Lemos, a criação do serviço visa oferecer suporte adicional aos pacientes e desafogar a rede de atendimento do município. 

Com algumas melhorias em relação ao modelo de 2024, o Hub agora também funciona no período noturno em três dias da semana, ampliando o suporte à população. Segundo o pró-reitor acadêmico Hércules Domingues, os bons resultados da iniciativa podem levar à ampliação do projeto para outras cidades. 

Com a alta frequente nos casos da doença na região, o Hub da Dengue é uma ferramenta que vem se mostrando eficiente no monitoramento de pacientes.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Notificações de veículos abandonados em vias públicas aumentam em Campinas em 2025

Feira do Empreendedor 2025 abre inscrições para pequenos negócios até 15 de setembro

Hospital da Criança será reaberto em Limeira após quatro anos fechado

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.