clique e ouça a reportagem
Uma parceria entre uma universidade particular de Jaguariúna e a Prefeitura de da cidade, tem garantido um acompanhamento mais eficiente aos moradores diagnosticados ou com suspeita de dengue. Chamado de Hub da Dengue, o serviço de telemonitoramento permite que pacientes recebam orientações de profissionais da saúde mesmo após o atendimento presencial nas unidades médicas.
Desde o reinício das atividades, em 10 de março, a central já realizou mais de 660 atendimentos. O projeto segue até 10 de maio, podendo ser estendido conforme a demanda.
O analista de sistemas Pedro Ramiro vivenciou a importância do projeto na prática. Após ser diagnosticado com dengue e receber atendimento médico, foi contatado pelo Hub da Dengue. Ele conta que a ligação trouxe tranquilidade ao processo de recuperação.
Além de beneficiar a população, o Hub também proporciona experiência prática aos estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Biomedicina, que atuam sob a supervisão de 12 professores capacitados pela Secretaria de Saúde.
O estudante de Medicina Luís Falco, que faz parte da equipe de telemonitoramento, explica como funcionam essas ligações. Segundo ele, o objetivo é verificar o estado de saúde do paciente, reforçar orientações médicas e identificar possíveis sinais de alerta que exijam novo atendimento.
Para o gestor do curso de Medicina, André Lemos, a criação do serviço visa oferecer suporte adicional aos pacientes e desafogar a rede de atendimento do município.
Com algumas melhorias em relação ao modelo de 2024, o Hub agora também funciona no período noturno em três dias da semana, ampliando o suporte à população. Segundo o pró-reitor acadêmico Hércules Domingues, os bons resultados da iniciativa podem levar à ampliação do projeto para outras cidades.
Com a alta frequente nos casos da doença na região, o Hub da Dengue é uma ferramenta que vem se mostrando eficiente no monitoramento de pacientes.