TSE absolve Dário e Wandão e encerra processo por abuso de poder às vésperas dos 100 dias de gestão

foto: Lucas Neri/CBN Campinas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) absolveu nesta terça-feira (8) o prefeito de Campinas, Dário Saadi, e seu vice, Wanderley de Almeida, em ação que pedia a cassação das candidaturas por abuso de poder nas eleições de 2024. A decisão do ministro André Mendonça negou recurso apresentado pela coligação liderada pelo PT e manteve o entendimento do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), que já havia julgado o caso improcedente em dezembro.

Dário e Wanderley chegaram a ser condenados em primeira instância pela Justiça Eleitoral de Campinas por gravações feitas em equipamentos públicos para as redes sociais da campanha. O TRE, porém, considerou que as condutas não foram graves o suficiente para justificar a cassação, mantendo apenas a aplicação de multa.

O TSE confirmou essa avaliação, destacando que as publicações foram limitadas e sem potencial de comprometer a normalidade do pleito. A decisão ocorre às vésperas de Dário completar 100 dias do novo mandato, encerrando de forma definitiva o imbróglio jurídico que se arrastava desde o fim da campanha.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Notificações de veículos abandonados em vias públicas aumentam em Campinas em 2025

Feira do Empreendedor 2025 abre inscrições para pequenos negócios até 15 de setembro

Hospital da Criança será reaberto em Limeira após quatro anos fechado

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.