PF prende organização criminosa que atuava com roubo de cargas na região há 2 anos

Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal informou que encerrou as atividades de uma organização criminosa voltada ao roubo de cargas e lavagem de dinheiro, que atuava na região de Campinas desde 2023. Nesta sexta-feira (16) 8 pessoas foram presas. Dos 19 mandados de prisão preventiva, 6 dos investigados já estavam no sistema prisional e outros 5 não foram encontrados. Entre todos, apenas 2 pessoas não tinham passagens criminais.

Também foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais, como adegas e transportadoras, ligadas à organização criminosa – em Campinas, Hortolândia, Limeira e Paulínia – município que concentrava o núcleo do grupo criminoso.

Na cidade também foi preso um dos líderes, responsável por buscar os roubadores, aqueles responsáveis pela abordagem das vítimas. A mulher dele também foi presa.

De acordo com o delegado da PF, Edson de Souza, o objetivo das apreensões nesta sexta-feira era ter acesso aos celulares dos investigados.

A ação do grupo era violenta. Em trios, eles abordavam os caminhões em movimento. Armados, rendiam o motorista e deixavam a vítima em cativeiro até o transbordo da carga. Eles usavam carros roubados e alugados, além de placas frias para as ações.

As cargas mais visadas eram combustíveis e bebidas. Entre os alvos, estavam pessoas jurídicas voltadas a estes comércios.

A investigação começou em abril de 2024.

Entre fevereiro de 2023 e dezembro de 2024, a polícia identificou 22 roubos na região. O grupo também movimentou, neste período, quase R$2 milhões.

Ainda segundo a PF, a partir de agora, a investigação deve se basear nos receptadores dessas mercadorias roubadas. Uma única carga de combustível levada era avaliada em R$250 mil.

Foto: Polícia Federal
Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Homem faz os três filhos reféns após agredir a esposa em Piracicaba

Polícia prende dois com droga inédita em Piracicaba, o haxixe crumble

Polícia Civil fecha fábrica clandestina de placas de veículos em Paulínia

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Homem faz os três filhos reféns após agredir a esposa em Piracicaba

Um homem manteve os três filhos reféns após agredir a esposa, na noite desta sexta-feira (27), no bairro Monte Líbano, em Piracicaba. A Polícia Militar informou que ninguém ficou ferido. O caso aconteceu na Rua Ingá. Quando as equipes chegaram ao local, o homem estava em surto e se recusava a liberar as crianças. A mulher conseguiu sair da residência com ajuda dos policiais.

Polícia prende dois com droga inédita em Piracicaba, o haxixe crumble

Dois homens foram presos pela Polícia Civil nesta sexta-feira, em Piracicaba, com porções de uma droga conhecida como haxixe crumble — substância inédita na cidade, segundo as autoridades. A operação cumpriu mandados de busca e apreensão e foi conduzida após investigação da 1ª Dise, da Deic, que apurava o envolvimento da dupla com o tráfico de drogas. Ambos haviam se mudado de São Paulo e usavam a mesma motocicleta para distribuir entorpecentes.

Polícia Civil fecha fábrica clandestina de placas de veículos em Paulínia

A Polícia Civil fechou na tarde desta sexta-feira (27) uma fábrica clandestina de placas automotivas que funcionava ilegalmente em Paulínia. Um homem de 36 anos foi preso em flagrante pelo crime de adulteração de sinal identificador de veículo. O setor de inteligência da Polícia Civil identificou a suspeita da existência da fábrica e, após período de campana, confirmou o funcionamento irregular no local.

Dois são presos com 70kg de cocaína em casa no Jd. Aurélia

Dois homens foram presos em flagrante por tráfico de drogas na tarde desta quinta-feira, em Campinas. A ação foi realizada por equipes da 2ª Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes, que localizaram um ponto de preparo e armazenamento de entorpecentes na Rua José da Silva Pinto, no Jardim Aurélia. De acordo com a Polícia Civil, os presos tem 24 e 28 anos. Após investigação, os policiais confirmaram que o imóvel era utilizado para fracionar e embalar drogas, principalmente cocaína. Os dois suspeitos foram surpreendidos no local e detidos. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.