Polícia investiga falsificação de atestados médicos com carimbo de nefrologista em Campinas

reprodução EPTV

A Polícia Civil investiga um esquema de falsificação de atestados médicos em Campinas. Pelo menos quatro documentos com indícios de fraude já foram identificados, todos com o carimbo da mesma médica nefrologista.

A profissional, que prefere não se identificar, contou que em 2019 registrou um boletim de ocorrência relatando o roubo de documentos pessoais.

O caso mais recente foi descoberto no fim de abril por Tito Magno, dono de um escritório de advocacia que fica no Centro da cidade. Ele desconfiou de um atestado apresentado por uma funcionária no dia 30, véspera do feriado do Dia do Trabalho.

A Polícia já abriu inquérito para apurar a origem dos documentos. O advogado trabalhista João Batista explica que falsificar ou usar um atestado falso é crime, e pode gerar punições severas ao funcionário.

A médica citada nos atestados falsos também afirmou que nunca trabalhou na Rede Mário Gatti, que inclui hospitais municipais como o Ouro Verde. Em nota, a rede informou que os profissionais são constantemente orientados sobre o cuidado com documentos e que não é possível afirmar se os carimbos usados nas fraudes foram furtados de alguma unidade.

O Conselho Regional de Medicina disse que não possui um levantamento atualizado sobre casos de denúncias envolvendo atestados falsos, mas reforçou a importância de médicos registrarem esse tipo de ocorrência sempre que houver suspeita de uso indevido de seus dados.

A investigação segue em andamento, e os responsáveis pela falsificação podem ser enquadrados por diversos crimes, entre eles falsidade ideológica, uso de documento falso e até estelionato, dependendo do contexto.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.