Projeto de lei propõe exame toxicológico obrigatório para políticos eleitos e servidores públicos de Campinas

reprodução

O vereador Nelson Hossri (PSD) apresentou um projeto de lei que quer tornar obrigatórios exames toxicológicos a cada dois anos para todos os servidores públicos municipais de Campinas. A ideia é garantir que esses profissionais estejam sóbrios e em boas condições para trabalhar, já que as decisões impactam diretamente a vida da população.

Pelo projeto, todos os servidores – incluindo prefeito, vice-prefeito, vereadores(as), concursados e comissionados – precisarão fazer exames que detectem o uso de drogas com, no mínimo, 90 dias de análise.

Se o resultado do exame for positivo, o servidor poderá ser punido com advertência, suspensão de até 30 dias ou até demissão, dependendo do caso e da frequência com que isso ocorrer.

O projeto também garante o direito à contraprova, ou seja, o servidor poderá pedir um novo exame, apresentar defesa administrativa e justificar o uso de alguma substância com laudo médico. Caso necessário, o servidor também terá acesso a apoio e tratamento.

A proposta deve respeitar a privacidade dos servidores e segue as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ainda segundo o vereador, a ideia é ajudar a criar um ambiente de trabalho mais saudável e seguro no serviço público. Para virar lei, o projeto ainda precisa ser aprovado em duas votações na Câmara dos Vereadores.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Feira do Empreendedor 2025 abre inscrições para pequenos negócios até 15 de setembro

Hospital da Criança será reaberto em Limeira após quatro anos fechado

Emdec faz operação de trânsito para a partida Ponte Preta x Brusque neste domingo

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.