Queda no uso do transporte público em Campinas segue em 2025 e reforça insatisfação de passageiros

Foto: Thayla Ramos/ CBN Campinas/ arquivo

A quantidade de viagens no transporte público coletivo de Campinas registrou queda em 2024 e a tendência continua em 2025. Dados da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) mostram que, no ano passado, foram contabilizadas 120,2 milhões de passagens por catracas de ônibus, 3,94 milhões a menos do que em 2023, quando houve 124,2 milhões de registros.

O levantamento da Emdec considera o total de vezes que passageiros passaram pelas catracas, e não o número de pessoas transportadas — já que um mesmo usuário pode realizar várias viagens por dia.

Nos quatro primeiros meses de 2025, a redução continua. Foram 38,03 milhões de viagens, contra 39,89 milhões no mesmo período de 2024. Com isso, a média mensal caiu de 9,97 milhões para 9,5 milhões de passagens.

Entre os que deixaram o transporte coletivo está o militar Adriel Mota. Ele diz que, mesmo gastando mais, prefere usar o carro particular comprado recentemente.

Já Sophia, que costumava usar ônibus diariamente, trocou o coletivo por motocicletas por aplicativo.

O presidente da Emdec, Vinícius Riverete, aponta três fatores principais para a queda na demanda: a migração para transportes por aplicativo, o crescimento do trabalho remoto e o aumento da frota de motocicletas, que teria sido impulsionado pelo atual cenário econômico.

Além desses motivos, passageiros ouvidos pela EPTV no Terminal Central relataram problemas como atrasos, superlotação e falta de conforto.

Embora a licitação do novo sistema de transporte ainda não tenha prazo definido para ser concluída, Riverete acredita que a renovação da frota pode ajudar a recuperar passageiros.

Em nota, a Prefeitura de Campinas informou que os atrasos mencionados na reportagem ocorreram por conta de um acidente com um dos veículos e também pela quebra de outros dois.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Criminosos furtam maquinários de empresa que fica em Cosmópolis

Prefeitura vai reforçar fiscalização contra descarte irregular perto de condomínios em Hortolândia

Em um mês, duas jovens foram mortas durante assaltos de celulares em Hortolândia

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.