Em maio de 2025, Campinas atingiu um número simbólico: com mais de um milhão e 100 mil habitantes, a metrópole atingiu a marca do seu primeiro milhão de veículos.
Com o índice, os problemas de uma cidade que tem proporção de quase um carro para cada habitante.
Segundo a Emdec, a cidade pelo menos 15 pontos críticos de engarrafamento em suas ruas e avenidas, já na mira de intervenções da Emdec para desafogar o trânsito.
O levantamento da autarquia indica que a situação mais crítica se dá para quem passa pela Avenida Lix da Cunha.
Por lá, os congestionamentos diários somam cerca de 24 quilômetros, mesmo índice somado na Avenida John Boyd Dunlop.
Na terceira colocação do ranking aparecem a Avenida Prestes Maia, com 18 quilômetros; a Amoreiras, em quarto lugar, com 12 quilômetros; e a Orosimbo Maia, com 9 quilômetros.
No sexto lugar, aparece a Moraes Salles, que sofre diariamente com o congestionamento na parte da manhã.
Nesta região da cidade, uma das principais queixas dos motoristas é o risco de acidentes. O açougueiro Miguel passa com cautela entre os carros, em direção à Rua Irmã Serafina, e reclama do desrespeito dos motoristas.
Já o Fernando administra um posto de combustíveis próximo do local, e denuncia a imprudência dos motoristas, apesar da sinalização já existente.
Para o coordenador de Fiscalização e Operação de Trânsito da Emdec, Marcelo Carpenter Ferreira, o trânsito da metrópole se vê cada vez mais desafiado pelo crescente adensamento populacional cm os novos empreendimentos imobiliários.
Segundo Carpenter, a autarquia tem apostado no uso da tecnologia para desafogar o trânsito das vias públicas de Campinas, especialmente a partir da implantação de semáforos inteligentes.
O coordenador da Emdec descarta a possibilidade de adoção de um sistema de rodízio no curto prazo em Campinas, mas reconhece que o sistema pode ser alvo de estudos nos próximos anos.
De acordo com a Emdec, os equipamentos de fiscalização eletrônica de Campinas contabilizam cerca de dois milhões e meio de veículos que circulam diariamente pelos dispositivos.
O número se refere às passagens de um mesmo veículo pelos pontos.
Atualmente, a Emdec estima que 1,2 milhões de veículos transitem por Campinas.