Começa a valer a proibição do Ministério da Agricultura ao consumo de produtos da Nutratta

nutratta, ração, animal, cavalo, equino, investigação, MAPA
Foto: Reprodução/EPTV

Começou a valer na última quarta-feira, 25, a proibição de consumo de todos os produtos da empresa Nutratta Nutrição Animal, fabricados a partir de 22 de novembro de 2024. 

A decisão é do Ministério da Agricultura e Pecuária, e complementa uma medida anterior que já havia determinado o recolhimento dos produtos da companhia. 

A investigação da Nutratta teve início a partir da morte de nove cavalos em Indaiatuba, no final de abril. Exames veterinários demonstraram que os equinos foram diagnosticados com desânimo e alterações hepáticas. 

Investigações conduzidas pelo Ministério demonstraram que alguns lotes da fabricante Nutratta apresentavam falhas de registros de produção; erros na separação de ingredientes, O uso de resíduos não-permitidos junto às matérias-primas e a falta de rastreamento da produção. 

Segundo o Ministério, as evidências tornam tecnicamente impossível fazer a separação dos produtos por espécie ou por lote. 

Considerando os nove casos de Indaiatuba, a pasta também contabiliza 122 mortes de cavalos nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Alagoas, além de outros óbitos no interior paulista. 

Outras 36 mortes também já foram relatadas, e aguardam investigação. 

A reportagem do GrupoEP procurou a Nutratta Nutrição Animal, mas não obteve resposta. Anteriormente, a defesa da fabricante declarou que a companhia trabalha na identificação dos lotes e dos consumidores afetados. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia descobre fábrica clandestina de bebidas em Hortolândia

Justiça determina que vereador Cássio Fala Pira continue preso

Americana realiza mutirão gratuito de exames preventivos neste sábado 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.