CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Sete entre cada dez veículos com GNV circulam irregularmente em Campinas

Dados do Detran-SP mostram que o número de veículos adaptados a gás natural, que circulavam sob condições irregulares subiu no mês passado em Campinas. Em maio, 3.943 automóveis foram identificados

Sete entre cada dez veículos com GNV circulam irregularmente em Campinas
Foto: Valéria Hein

Dados do Detran-SP mostram que o número de veículos adaptados a gás natural, que circulavam sob condições irregulares subiu no mês passado em Campinas. 

Em maio, 3.943 automóveis foram identificados com certificado vencido ou que sequer tinham licenciamento para utilizar o GNV na metrópole. A proporção impressiona: equivale a cerca de 70% destes carros adaptados. 

O gerente de qualidade de uma empresa de conversão de veículos para o GNV, Henrique Pinheiro, alerta que o motorista precisa revisar, com frequência, o estado de conservação dos tanques de armazenamento do gás. 

Além do perigo à saúde, o próprio abastecimento do carro pode ser impedido. É o que alerta o vice-presidente do Recap, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Eduardo Valdivia. 

Para quem faz uso do GNV, o preço mais competitivo – de R$ 4,52/m³ – é uma oportunidade que exige responsabilidade, como aconselha o empresário Rafael Silva. 

A regularidade de um kit de adaptação para Gás Natural Veicular é confirmada pela data de validade impressa na etiqueta junto aos tanques. 

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir um veículo com kit GNV irregular é uma infração gravíssima que pode acarretar multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH além da apreensão do automóvel. 

Compartilhe

Conteúdos