Mais pessoas na faixa entre 50 e 64 anos retornaram ao batente na região de Campinas.
A constatação é do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que identificou um crescimento de 73% no número de postos ocupados por pessoas desse grupo, entre os meses de janeiro e maio deste ano, na comparação com o mesmo período de 2024.
Apesar de o contingente de 50 a 64 ainda ser pequeno perante o número total de contratações, este foi o grupo que registrou o aumento mais acentuado de contratações.
A especialista em Recursos Humanos, Amábile Floreste, explica que os números acompanham a tendência já observada com o aumento da expectativa de vida no Brasil.
Amábile destaca que a esperança no crescimento no número de pessoas na terceira idade no mercado de trabalho, está expresso na diversidade de vagas que elas têm ocupado.
A especialista em Recursos Humanos estimula que os profissionais com mais de 50 anos cultivem motivação e autoconfiança, como caminhos para a conquista do emprego.
Amábile Floreste destaca a existência de agências especializadas na capacitação destes profissionais.
Segundo o Caged, dentre os setores que mais contrataram trabalhadores acima dos 50 anos entre janeiro e maio estão o de serviços, aquecido com as admissões no comércio, como em lojas e mercados.
Na sequência aparecem os trabalhadores da produção de bens e serviços industriais, como é o caso dos funcionários da construção civil.
A lista ainda inclui trabalhadores das áreas agropecuárias, florestais e de pesca; e os profissionais das ciências e das artes.