A secretaria de Saúde de Campinas deu início nesta terça-feira (1º) a aplicação da vacina meningocócica ACWY como reforço contra a meningite bacteriana para crianças de 12 meses. A medida segue orientação do Ministério da Saúde e o imunizante está disponível nos centros de saúde da cidade. Não há necessidade de agendamento.
Mesmo com a nova aplicação, o esquema vacinal com duas doses da vacina meningocócica C, para crianças aos três meses e cinco meses, continua mantido. A ACWY garante proteção contra a meningite bacteriana causada pelos sorogrupos A, C, W e Y, da bactéria Neisseria meningitidis.
Antes desta orientação, a vacina ACWY já era recomendada para adolescentes de 11 a 14 anos, em dose única ou como reforço, conforme o histórico vacinal. O objetivo da mudança no esquema de reforço visa ampliar a proteção contra as formas mais graves da doença.
Desde janeiro deste ano, Campinas registrou 19 casos e seis mortes por meningite bacteriana. Já ao longo de 2024 foram contabilizados 80 casos e 21 óbitos pela doença.
A meningite é uma inflamação das meninges: membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso. Ela é causada, principalmente, por bactérias ou vírus, mas também pode ser provocada por parasitas, fungos ou pela bactéria causadora da tuberculose.
Os sintomas podem variar conforme a causa da infecção e idade da pessoa afetada. No entanto, existem alguns sintomas comuns associados, como: febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez no pescoço, sensibilidade à luz, vômito e manchas na pele (petéquias).
O imunizante está disponível nos CSs de Campinas. Para receber é necessário apresentar documento de identificação com foto e caderneta de vacinação, se tiver.