Descarte irregular de lixo incomoda moradores da região do Campo Belo

Foto: Kevin Kamada/CBN Campinas

Um problema crônico da região da Rodovia Miguel Melhado Campos, a Vinhedo-Viracopos, o descarte irregular de lixo causa indignação para moradores de bairros como o Campo Belo. 

O problema acontece tanto nas marginais da estrada, que caminha para a conclusão das obras, como no interior dos bairros. 

É o que nos conta o ouvinte Adriano, que procurou a reportagem da CBN durante a nossa passagem pela região na última semana, para reclamar de um ponto crítico de acúmulo desses resíduos. 

No terreno baldio entre as ruas Raul Vital Ramalho Porto e Virgílio Mandelino Pinto, no Jardim Marisa, o tamanho da montanha de lixo, com mais de três metros de altra, impressiona. 

Este não é o único ponto de descarte irregular de lixo na região. Ao longo da Miguel Melhado, diversos montes estão espalhados, à beira da pista. 

Na Rodovia Lix da Cunha, que cruza a Miguel Melhado na entrada para o Jardim São Domingos, o descarte de ossos de animais também é um problema, inclusive para a segurança do Aeroporto de Viracopos. 

O grande número de urubus que sobrevoam a região pode representar um perigo às aeronaves em procedimento de decolagem e de pouso. 

Para o Adriano, falta consciência dos próprios moradores da região. 

Nós procuramos a Prefeitura de Campinas para pedir uma posição sobre o terreno baldio denunciado pelo ouvinte no começo da reportagem. 

Em nota, a Administração afirma que a área é particular, e que o proprietário já foi notificado pela Secretaria de Serviços Públicos para fazer a limpeza do espaço. 

Por já ter sido questionado e não ter respeitado o prazo para a realização da limpeza, a Prefeitura vai aplicar uma multa sobre o proprietário. 

Segundo o escritório do Departamento de Limpeza Urbana, na Administração Regional 15, pelo menos dois caminhões cata-treco lotados retiram resíduos diariamente dos bairros da região. 

Já uma empresa privada, contratada especificamente para fazer a limpeza do entorno do aeroporto, informa que cada ação de limpeza resulta em uma média de quatro viagens de caminhão, com capacidade para 12 toneladas de resíduos coletados. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia encontra usina irregular de concreto em Campinas

Família é atingida por explosão em Campinas

Apontada como causadora de mortandade histórica, Usina São José volta a operar

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.