A 199ª edição da Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba começa neste domingo, com atividades religiosas e culturais que seguem até o dia 13. O evento é realizado pela Irmandade do Divino Espírito Santo e conta com apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura e de Turismo.
A programação de abertura tem início às 9h, com a tradicional missa da derrubada e bênção dos barcos, na sede da Irmandade, que fica na rua Moraes Barros, 58, no Centro. A celebração será acompanhada por apresentações da banda União Operária e da Folia do Divino. Ao meio-dia será servida uma feijoada, com apresentação musical de Sandra Rodrigues.
Reconhecida como Patrimônio Imaterial de Piracicaba, a Festa do Divino é a manifestação festiva e religiosa mais antiga da cidade. A primeira edição foi realizada em 1826, às margens do rio Piracicaba.
Entre segunda e quarta-feira, dias 7 a 9 de julho, acontece o Tríduo Solene, sempre às 20h. Na quinta-feira (10), às 19h30, haverá jantar com música ao vivo da banda Acrópolis. Na sexta-feira (11), o jantar contará com leilão de prendas, queima de fogos e apresentação da banda União Operária.
O sábado (12) terá programação intensa a partir das 13h, com a Congada de São Benedito, seguida pela Congada do Divino, procissão, encontro das bandeiras, queima de fogos, missa do encontro e show com Luiz Moreira e Perla. Já no domingo (13), a procissão até a capela Nossa Senhora Aparecida começa às 9h, seguida de missa de encerramento, almoço com Matheus & Denilson e fechamento da festa às 16h.