Lideranças debatem política regional para dar moradias às pessoas em situação de rua

Foto: Fernanda Sunega / Prefeitura de Campinas

Campinas sediou na última segunda-feira, 14, a primeira reunião entre gestores públicos e especialistas em Assistência Social e Habitação para implantar o programa “Housing First”. 

A iniciativa, que em português significa “Moradia Primeiro” é do Conselho de Desenvolvimento da RMC, e tenta articular um conjunto de ações para garantir moradia às pessoas em situação de rua. 

O novo programa se inspira em exemplos já desenvolvidos na América do Norte e em países europeus, como Finlândia, França e Portugal. 

Dos 20 municípios da região, 16 enviaram representantes, para uma discussão inicial sobre um diagnóstico dos serviços públicos que já existem para abrigar a população em situação de vulnerabilidade. 

As discussões foram conduzidas pelo Governo do Estado, que esteve presente na figura do subsecretário de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto. 

Police Neto destaca que a região de Campinas reúne qualidades, como um arranjo institucional fortalecido, e que podem beneficiar a implantação de programas sociais voltados às pessoas em situação de rua. 

O subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano afirma que as medidas devem estar melhor estruturadas dentro do período de um mês. 

Na nossa região, a principal base de financiamento será o Fundo de Desenvolvimento da RMC, que será abastecido proporcionalmente por cada cidade, conforme o nível do IDH e a capacidade de arrecadação. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas ganha iluminação especial de Natal em cinco pontos da cidade

Plantão de vacinação em Limeira acontece em três locais neste fim de semana

Homem é preso ao exigir dinheiro de rede de farmácias para evitar publicações falsas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.