Campinas sediou na última segunda-feira, 14, a primeira reunião entre gestores públicos e especialistas em Assistência Social e Habitação para implantar o programa “Housing First”.
A iniciativa, que em português significa “Moradia Primeiro” é do Conselho de Desenvolvimento da RMC, e tenta articular um conjunto de ações para garantir moradia às pessoas em situação de rua.
O novo programa se inspira em exemplos já desenvolvidos na América do Norte e em países europeus, como Finlândia, França e Portugal.
Dos 20 municípios da região, 16 enviaram representantes, para uma discussão inicial sobre um diagnóstico dos serviços públicos que já existem para abrigar a população em situação de vulnerabilidade.
As discussões foram conduzidas pelo Governo do Estado, que esteve presente na figura do subsecretário de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto.
Police Neto destaca que a região de Campinas reúne qualidades, como um arranjo institucional fortalecido, e que podem beneficiar a implantação de programas sociais voltados às pessoas em situação de rua.
O subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano afirma que as medidas devem estar melhor estruturadas dentro do período de um mês.
Na nossa região, a principal base de financiamento será o Fundo de Desenvolvimento da RMC, que será abastecido proporcionalmente por cada cidade, conforme o nível do IDH e a capacidade de arrecadação.