Novo hospital metropolitano será construído no Parque Itália, confirmam Prefeitura e Estado

Foto: Kevin Kamada/CBN Campinas

A Prefeitura de Campinas negocia a doação do terreno onde hoje funciona o Departamento de Limpeza Urbana, no Parque Itália, para o Governo do Estado. Este é o local escolhido para o futuro Hospital Estadual de Campinas. 

O anúncio foi feito pelo prefeito Dário Saadi (Republicanos), durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas na manhã desta quarta-feira, 23.  

Atualmente, o local passa por um mapeamento altimétrico, que vai basear o projeto-executivo da obra, na futura licitação.

Rascunho do local exato onde o Hospital Metropolitano será construído (Foto: Kevin Kamada/CBN Campinas)

A construção do Hospital Metropolitano foi o centro da pauta da reunião dos gestores públicos da RMC, que debateram caminhos para aliviar o gargalo de atendimentos de média e de alta complexidade na região. 

As ideias iniciais para o projeto incluem a abertura de 400 leitos, com foco no atendimento Adulto das áreas de Oncologia, Cardiologia e Ortopedia, as três que mais pressionam a rede pública de Saúde da RMC. 

A reunião contou com a presença da secretária-executiva de Estado da Saúde, Priscilla Perdicaris, que estimou um prazo de dois anos para a conclusão do novo Hospital. 

O tom da reunião, no entanto, não foi de consenso. Apesar de reconhecer a importância da construção do Hospital Metropolitano, o prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes (Republicanos), fez duras críticas à demora por soluções mais imediatas para o atendimento em Saúde na RMC. 

Zezé Gomes se queixou de não ter recebido a atenção necessária a estas demandas, em visitas recentes ao Palácio dos Bandeirantes. 

Junto de outras estruturas já alocadas na região, como o Ambulatório Médico de Especialidades e o Hospital Mário Gatti, o novo centro de atendimento pretende desafogar estruturas como o HC da Unicamp, que vai manter sua vocação de acolher casos de alta complexidade. Foi o que explicou, em entrevista à CBN, o prefeito de Campinas, Dário Saadi. 

O complexo deve ser segmentado em Clínicas Médica e Cirúrgica, um Hospital Dia, um Ambulatório, um Centro de Análises Clínicas e um Pronto-Atendimento. 

Boa parte do projeto deve acompanhar o que já foi executado no Hospital Regional “Rota dos Bandeirantes”, inaugurado em Barueri. 

Segundo o Governo de São Paulo, os hospitais públicos de Campinas atendem por meio da Região Administrativa de Saúde 15 – que abarca Campinas e o Circuito das Águas – e 16 – que inclui as regiões de Bragança e Jundiaí – aproximadamente 4,5 milhões de habitantes. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Ônibus invade loja após motorista passar mal em Campinas

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

Influenciadora, ex de jogadora da Seleção Brasileira de Futebol, morre após acidente em Campinas 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.