A Polícia Federal de Campinas faz nesta quarta-feira a Operação Odysseus contra o tráfico internacional de drogas por meio de aeroportos como Viracopos e Guarulhos. O objetivo é desarticular uma organização criminosa com ramificações em estados brasileiros e também no exterior.
Ao todo, 50 policiais federais cumprem 6 mandados de prisão preventiva e 8 de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Goiás e Espírito Santo. A Justiça também determinou bloqueio de contas, sequestro de veículos e a apreensão de um helicóptero avaliado em mais de R$ 2 milhões, comprado com dinheiro do tráfico.
As investigações começaram após a prisão de um casal tentando embarcar com 10 quilos de cocaína para Paris, em fevereiro, no Aeroporto de Viracopos. A partir daí, a PF identificou ao menos 12 remessas de drogas feitas por voos comerciais, com destino a países como França, Bélgica e Portugal.
Os mandados são cumpridos nas cidades de:
Araçoiaba da Serra – 1 busca e 1 prisão
Cajamar – 2 buscas e 2 prisões
Sorocaba – 1 busca e 1 prisão
Votorantim – 1 busca
Anápolis (GO) – 1 busca e 1 prisão
Goiânia (GO) – 1 busca e 1 prisão
Vila Velha (ES) – 1 busca
A PF apurou ainda que o grupo agia com apoio de empresas para lavar o dinheiro obtido com o tráfico, estimado em cerca de R$ 10 milhões. Os investigados podem responder por tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro — crimes que somados podem levar a penas superiores a 45 anos de prisão.