A Defesa Civil do Estado de São Paulo colocou a região de Campinas em estado de alerta para risco de incêndios.
O risco é considerado alto, principalmente nesta quinta e sexta-feira por causa das altas temperaturas, baixa umidade do ar e tempo seco.
A previsão é de que a umidade relativa do ar fique abaixo de 30% em quase todo o estado, o que exige cuidados. Em Campinas, nesta quarta-feira, a umidade chegou a 29,2%. Em dias como esses, a orientação é evitar atividades físicas entre 11h e 15h, beber bastante água, umidificar os ambientes e se proteger do sol.
A Defesa Civil reforça que a população deve colaborar evitando qualquer tipo de queimada. Em caso de incêndio, o telefone de emergência é o 193, do Corpo de Bombeiros.
Também é crime soltar balões, e nesses casos é possível acionar a Polícia Militar pelo 190 ou a Guarda Municipal pelo 153.
Campinas segue com ações da Operação Estiagem, que reúne órgãos da Prefeitura no combate e prevenção a queimadas. Como parte dessas medidas, a cidade instalou um reservatório com capacidade de 100 mil litros de água no Pico das Cabras.
Outras escolas da rede municipal também receberam caixas d’água que vão auxiliar no abastecimento dos bombeiros. A Sanasa faz vistorias para liberar o uso desses pontos.
A Prefeitura também lembra que é proibido usar fogo para limpar terrenos ou queimar lixo. A multa mínima é de R$ 976,10 e pode passar de R$ 24 mil, dependendo do caso. A legislação proíbe queimadas em áreas urbanas e em terrenos usados para plantio ou colheita, com exceção de queimas controladas específicas para o cultivo da cana-de-açúcar.