Saúde de Campinas confirma duas mortes por febre maculosa em 2025

Foto: Arquivo/CBN Campinas

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou as duas primeiras mortes por febre maculosa neste ano. Segundo a Pasta, um dos casos foi contraído fora da cidade. As vítimas são um homem de 63 anos e uma mulher de 47, que estavam internados em hospitais da rede pública e privada do município, respectivamente.

O primeiro caso é de um morador da região do Centro de Saúde Aeroporto. Ele começou a apresentar os sintomas no dia 31 de maio e morreu em 6 de junho. A infecção aconteceu, segundo a investigação da Saúde, durante uma atividade de pesca em outro município de São Paulo.

A segunda vítima morava na área de abrangência do CS Jardim Guanabara. Ela começou a sentir os sintomas no dia 4 de junho e morreu no dia 10. A provável contaminação ocorreu em um terreno particular na zona rural do distrito de Sousas, perto do Rio Atibaia — uma área conhecida por registrar casos da doença.

A Secretaria lamentou as mortes, se solidarizou com os familiares e afirmou que vem reforçando as ações de prevenção desde junho, quando começa o período de maior risco para a doença, que se estende até o fim do ano.

A febre maculosa é transmitida pelo carrapato-estrela e pode ser fatal se não for diagnosticada e tratada rapidamente. Entre os sintomas estão febre alta, dor no corpo, mal-estar, vômitos e manchas vermelhas na pele.

De acordo com os dados oficiais, em todo o ano passado, Campinas registrou oito casos e uma morte por febre maculosa, todos com transmissão dentro da cidade. Em 2025, até o momento, são dois casos confirmados — um contraído em Campinas e outro fora do município — e duas mortes.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Justiça mantém prisão de empresários suspeitos de financiar plano para matar promotor

Veículos com sinais de adulteração são apreendidos em Nova Odessa

Policiais ficam feridos após perseguição em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.