Uma solenidade realizada na última segunda-feira (4) na Sala Azul do Palácio dos Jequitibás marcou a posse da nova Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.
A pasta foi criada por um projeto enviado pelo Poder Executivo em 2024, e aprovado pela Câmara Municipal no início de julho, com o objetivo de implantar políticas públicas para promover direitos, independência e bem-estar da mulher em Campinas.
De acordo com o Censo 2022, as mulheres compõem 51,5% da população da metrópole, próximo da marca de 600 mil moradoras.
Com mais de 20 anos de experiência no setor privado, a empresária Alessandra Hermann será a nona mulher a comandar uma secretaria no primeiro escalão da Administração municipal, e elencou quatro grandes eixos de atuação.
O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), afirmou que as políticas públicas desenvolvidas pela nova pasta atingirão todos os setores da Administração municipal, e contarão com autonomia financeira para serem desenvolvidas.
A nova Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres contará com estrutura própria, como departamentos, coordenadorias e divisões temáticas.
A divisão também vai abarcar outros setores já existentes, como o Centro de Referência e Apoio às Mulheres (Ceami), e o serviço de acompanhamento de autores de violência doméstica (Seravi).
Alessandra Herrmann vai trabalhar junto da servidora pública Grazielle Coutinho, empossada como secretária adjunta da pasta na cerimônia de segunda-feira.