Campinas registra mais duas mortes por gripe e reforça importância da vacina

Foto: Fernanda Sunega/Prefeitura de Campinas

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou mais duas mortes por gripe. As vítimas, um homem de 59 anos e uma mulher de 44, tinham outras doenças e faleceram em junho e agosto. Um deles não havia tomado a vacina.

No total, desde janeiro, a cidade registrou 341 casos e 45 mortes por gripe grave. A maioria (37) das vítimas não estava vacinada. Entre os oito que tinham recebido a dose, seis estavam com a imunização em dia — dois ficaram doentes antes de completar os 15 dias necessários para a proteção total.

Vacina disponível para todos
A vacina contra a gripe está disponível para toda a população a partir dos 6 meses de idade nos 69 centros de saúde de Campinas. Não precisa agendar: basta levar um documento com foto e, se tiver, a carteirinha de vacinação.

Neste ano, a dose protege contra os vírus A (H1N1 e H3N2) e B. Crianças que se vacinam pela primeira vez precisam tomar duas doses, com intervalo de 30 dias.

Balanço da campanha
Desde abril, foram aplicadas mais de 341 mil doses na cidade. A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários, como idosos, crianças de 6 meses a 5 anos e gestantes. Até agora, a cobertura está abaixo do esperado:


• Idosos: 55,6%
• Crianças: 44,5%
• Gestantes: 40,3%

Para facilitar o acesso, a prefeitura fez ações em shoppings, terminais de ônibus, supermercados, no aeroporto e até em eventos.

Quem tem prioridade
Além de idosos, crianças e gestantes, também fazem parte do grupo prioritário: pessoas com doenças crônicas, puérperas, indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, educação, transporte, segurança, portos e Correios, além de presidiários e adolescentes em medidas socioeducativas.

Cuidados extras
A vacina é a forma mais eficaz de prevenção, mas outras medidas ajudam: lavar as mãos, manter ambientes ventilados, evitar aglomerações e, em caso de sintomas, usar máscara e ficar em casa.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Procon de Hortolândia alerta comerciantes sobre golpes com boletos falsos

Idosa com possível queda em hospital de Jaguariúna é transferida para instituição privada

Avenida Invernada ganha novo retorno e semáforos para desafogar trânsito

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Comboio militar e ações de saúde marcam evento Coluna da Vitória em Campinas

Campinas vai receber neste sábado, 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, o evento cívico-cultural Coluna da Vitória 2025. A programação começa às 10h com o desfile de cerca de 40 veículos militares antigos pelas principais avenidas da cidade, em homenagem aos 80 anos do retorno dos pracinhas campineiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.