Empresário é preso em Valinhos por fraude em laudos de quilometragem; suspeito foi solto após audiência de custódia

Foto: Arquivo CBN

A Polícia Civil identificou uma empresa de vistorias automotivas em Valinhos, na região de Campinas, suspeita de fraudar dados em laudos técnicos de veículos. De acordo com a investigação da 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG), da DEIC de Campinas, os documentos apresentavam informações adulteradas nos hodômetros, os marcadores de quilometragem.

Um dos casos apurados mostrou a redução de 60 mil quilômetros na quilometragem original de um carro. A adulteração faz com que o veículo pareça estar mais conservado do que realmente está, o que pode causar prejuízos financeiros aos compradores e aumentar o risco de acidentes, já que o histórico de manutenção pode estar comprometido.

foto: divulgação Polícia Civil

O responsável pela empresa, um homem de 44 anos, foi preso em flagrante no local, mas foi solto um dia depois, nesta quarta-feira (6), após passar por audiência de custódia. Ele vai responder pelos crimes de estelionato (artigo 171 do Código Penal) e inserção de dados falsos em sistema público (artigo 313-A).

As investigações continuam com o objetivo de identificar outros veículos que passaram por esse tipo de fraude e os possíveis envolvidos no esquema. A Polícia Civil acredita que o número de automóveis com laudos adulterados pode ser significativo.

Como se proteger de fraudes na quilometragem

Segundo o delegado Luiz Fernando Dias de Oliveira, do Grupo de Operações Especiais (GOE), é difícil identificar essas alterações por conta própria, porém evitar negociações com estranhos é sempre a melhor opção.

A Polícia Civil reforça que denúncias sobre fraudes podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 181.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Justiça mantém prisão de empresários suspeitos de financiar plano para matar promotor

Veículos com sinais de adulteração são apreendidos em Nova Odessa

Policiais ficam feridos após perseguição em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.