O futuro Centro de Ciência e Tecnologia do Exército vai ser construído em Campinas.
Serão quase 200 mil metros quadrados na região da Coudelaria, perto da divisa com Valinhos.
A expectativa é de que o local abrigue um grande número de empresas das áreas de tecnologia de segurança, vigilância e defesa.
Os detalhes foram firmados em reunião no Palácio dos Bandeirantes nesta segunda-feira (11), que marcou a assinatura do termo de intenções para construir o Centro.
O chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro, o general Achilles Furlan Neto, destaca que o projeto vem sendo discutido desde a década de 1970.
Para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o novo polo vai permitir um intercâmbio com a grande produção científica e tecnológica da região metropolitana.
O protocolo de intenções assinado nesta segunda-feira prevê a realização de estudos técnicos, intitucionais e jurídicos, para delimitar as características da futura construção, e que podem se estender por até cinco anos.
Essas análises também incluem análises que vão determinar as fontes de financiamento da obra, impacto ambiental, captação de talentos e um plano de atividades que integre os setores público e privado além do polo universitário da cidade.
Em um segundo momento, os estudos também vão indicar quais secretarias da Prefeitura estarão envolvidas na formatação do projeto da obra.