Piracicaba inicia vacinação casa a casa contra febre amarela na região de Santana

Foto: Prefeitura de Piracicaba

A prefeitura de Piracicaba começa nesta quarta-feira a vacinação contra a febre amarela de casa em casa no bairro Santana, na zona rural. A ação é feita por equipes da saúde que vão até as casas das pessoas que ainda não tomaram a vacina. 

Esse tipo de vacinação já aconteceu em Artemis, onde 334 pessoas foram imunizadas entre os dias 26 de julho e 11 de agosto. A campanha começou em julho e é reforçada porque cidades vizinhas, como São Pedro e Itirapina, já registraram casos da doença. 

A vacina está disponível em todas as unidades de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8 da manhã às 3 da tarde. Na UBS do Centro, o atendimento também acontece à noite, das 5 às 8. 

Para se vacinar, é preciso levar um documento com foto, o número do CPF ou o cartão do SUS, e a caderneta de vacinação, se tiver. 

A febre amarela é uma doença grave, transmitida por mosquitos, e pode matar. Por isso, é importante que todos se vacinem, mesmo quem não vai viajar. Mas quem for para áreas de mata, rios, pesqueiros ou locais com casos da doença, precisa tomar a vacina com pelo menos dez dias de antecedência. 

Crianças devem tomar duas doses: uma aos 9 meses e outra aos 4 anos. Depois dos 5 anos, uma dose é suficiente para toda a vida. Se a criança tomou só uma dose antes dos 5 anos, precisa de reforço. 

Se alguém encontrar um macaco morto, não toque no animal e ligue para o CCZ no número 3427-2400. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Guarda de Campinas prende homem suspeito de importunação sexual contra adolescente

Emdec bloqueia rua no Bairro das Palmeiras até às 13h para obras da Sanasa

Homem é preso em Campinas por participar de fraudes envolvendo concursos públicos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.