Piracicaba inicia vacinação casa a casa contra febre amarela na região de Santana

Foto: Prefeitura de Piracicaba

A prefeitura de Piracicaba começa nesta quarta-feira a vacinação contra a febre amarela de casa em casa no bairro Santana, na zona rural. A ação é feita por equipes da saúde que vão até as casas das pessoas que ainda não tomaram a vacina. 

Esse tipo de vacinação já aconteceu em Artemis, onde 334 pessoas foram imunizadas entre os dias 26 de julho e 11 de agosto. A campanha começou em julho e é reforçada porque cidades vizinhas, como São Pedro e Itirapina, já registraram casos da doença. 

A vacina está disponível em todas as unidades de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8 da manhã às 3 da tarde. Na UBS do Centro, o atendimento também acontece à noite, das 5 às 8. 

Para se vacinar, é preciso levar um documento com foto, o número do CPF ou o cartão do SUS, e a caderneta de vacinação, se tiver. 

A febre amarela é uma doença grave, transmitida por mosquitos, e pode matar. Por isso, é importante que todos se vacinem, mesmo quem não vai viajar. Mas quem for para áreas de mata, rios, pesqueiros ou locais com casos da doença, precisa tomar a vacina com pelo menos dez dias de antecedência. 

Crianças devem tomar duas doses: uma aos 9 meses e outra aos 4 anos. Depois dos 5 anos, uma dose é suficiente para toda a vida. Se a criança tomou só uma dose antes dos 5 anos, precisa de reforço. 

Se alguém encontrar um macaco morto, não toque no animal e ligue para o CCZ no número 3427-2400. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas vai ter UBS construída com verba federal no Jd. Miriam

Estado de SP confirma 2ª morte por consumo de bebida com metanol

Jaguariúna instala 150 câmeras com inteligência artificial para reforçar segurança

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.