A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou na terça-feira (5) mais quatro mortes por gripe neste ano na cidade. Com estas, o total de mortes pela doença em 2025 chega a 43.
As vítimas são três homens e uma mulher, com idades entre 57 e 94 anos, com comorbidades, que faleceram entre os dias 20 de junho e 18 de julho.
Ainda de acordo com a Prefeitura, 34 das 43 vítimas fatais da gripe foram pessoas não vacinadas.
As outras nove vítimas eram pessoas que já haviam se imunizado, mas não chegaram ao período mínimo de 15 dias, quando a eficácia do imunizante é próxima de 100%.
Segundo a Prefeitura, até a última terça-feira (5), três grupos têm índices de adesão considerados preocupantes: são eles os idosos, onde o índice de aplicação do imunizante era de 55%; as crianças, cuja taxa girava em torno dos 43%; e as gestantes, em que apenas 39% do público estava com o esquema vacinal contra a gripe em dia.
A vacina contra a gripe é gratuita e pode ser aplicada em conjunto com outros imunizantes.
Em Campinas, a vacinação contra a gripe está disponível para toda a população maior de seis meses de idade, em todos os postos de saúde da cidade.
Não é necessário fazer nenhum agendamento. Outras informações sobre o horário de funcionamento de cada unidade podem ser obtidas pelo www.campinas.sp.gov.br/vacina.
Quem se vacinou em 2024 precisa repetir a dose da vacina contra a gripe, já que o imunizante garante uma proteção por apenas um ano.
