As unidades básicas de saúde do Jardim Imperial, Frutal e Reforma Agrária, em Valinhos, vão abrir neste sábado, das 8h às 16h30, para vacinação contra a gripe, exclusivamente para o grupo de risco. A ação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal entre idosos, crianças de seis meses a seis anos e gestantes, que apresentam baixa imunização.
Dos 24 mil idosos da cidade, apenas 41% receberam a vacina. Entre as mais de 7 mil crianças, 34% foram vacinadas. As gestantes, que somam 938 mulheres, têm a menor cobertura, com apenas 28%. Na média, 39% do grupo prioritário tomou a vacina, bem abaixo da meta de 90%.
O grupo de risco é mais vulnerável a hospitalizações e mortes pela gripe. Em 2025, duas pessoas morreram em Valinhos vítimas da doença — um homem de 79 anos e uma mulher de 72, ambos não vacinados.
A vacinação está restrita ao grupo prioritário porque o estado comunicou a suspensão do fornecimento de novas doses até o fim do ano. Por isso, a Secretaria de Saúde prioriza quem tem maior risco.
O público geral poderá aproveitar a abertura das unidades para atualizar outras vacinas da caderneta.
Para se vacinar, é necessário levar cartão SUS, CPF e caderneta de vacinação.
As unidades abertas são: UBS Frutal, na Rua Julia Lovisaro Vicentini, 2100; UBS Jardim Imperial, na Rua Campinas, 633; e UBS Reforma Agrária, na Rua Padre Modesto Nunes, 15.