Depois de 23 anos, ex-padre Pedro Leandro é preso após condenação por abusos sexuais

foto: Clayton Padovan

O ex-padre Pedro Leandro Ricardo foi preso na manhã desta quarta-feira (3) após se apresentar à Polícia Civil em Santa Bárbara d’Oeste (SP). Ele era alvo de um mandado de prisão desde 27 de agosto, depois que o Supremo Tribunal Federal confirmou sua condenação e encerrou todos os recursos possíveis.

Pedro Leandro foi condenado a 10 anos e seis meses de prisão em regime fechado, em um processo que envolve acusações de abuso sexual contra menores. Segundo a denúncia, os crimes aconteceram entre 2002 e 2005 em Araras (SP), contra uma criança e três adolescentes que atuavam como coroinhas da Paróquia São Francisco de Assis.

O ex-padre já havia sido afastado de suas funções religiosas em 2019 e, em 2022, foi oficialmente desligado do estado clerical por decisão do Papa Francisco.

A defesa afirma que ele se apresentou “em colaboração total com a Justiça” e que pretende pedir uma revisão criminal para tentar mudar a situação da prisão.

Além da condenação em Araras, Pedro Leandro ainda responde a outros inquéritos em Americana e Limeira, que tramitam em segredo de Justiça por envolverem crimes sexuais.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Ônibus invade loja após motorista passar mal em Campinas

Toyota anuncia retomada gradual da produção em Indaiatuba após incêndio em fábrica de motores

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.