O ex-padre Pedro Leandro Ricardo foi preso na manhã desta quarta-feira (3) após se apresentar à Polícia Civil em Santa Bárbara d’Oeste (SP). Ele era alvo de um mandado de prisão desde 27 de agosto, depois que o Supremo Tribunal Federal confirmou sua condenação e encerrou todos os recursos possíveis.
Pedro Leandro foi condenado a 10 anos e seis meses de prisão em regime fechado, em um processo que envolve acusações de abuso sexual contra menores. Segundo a denúncia, os crimes aconteceram entre 2002 e 2005 em Araras (SP), contra uma criança e três adolescentes que atuavam como coroinhas da Paróquia São Francisco de Assis.
O ex-padre já havia sido afastado de suas funções religiosas em 2019 e, em 2022, foi oficialmente desligado do estado clerical por decisão do Papa Francisco.
A defesa afirma que ele se apresentou “em colaboração total com a Justiça” e que pretende pedir uma revisão criminal para tentar mudar a situação da prisão.
Além da condenação em Araras, Pedro Leandro ainda responde a outros inquéritos em Americana e Limeira, que tramitam em segredo de Justiça por envolverem crimes sexuais.