Três entre cada 10 multas emitidas nas operações integradas entre Emdec, Polícia Militar e Guarda Municipal no mês de agosto envolveram licenciamento vencido e escapamentos barulhentos.
No mês passado, a cooperação resultou em um total de 24 blitze, com 1.107 irregularidades identificadas.
As motos foram os veículos mais autuados, com 635 penalidades aplicadas; seguidas pelos automóveis, com 450 casos; e outros meios de transporte, com 22 casos.
No panorama, o levantamento mostra que o licenciamento vencido foi o campeão de autuações, com 167 flagrantes.
O coordenador de Fiscalização e Operação de Trânsito da Emdec, Marcelo Carpenter Ferreira, diz que pelo menos 40% da frota de Campinas está com o imposto atrasado, em muitos casos por esquecimento.
Ainda em agosto, as blitze resultaram em 127 multas pelo uso de escapamentos barulhentos.
Carpenter Ferreira explica que nem sempre a troca por um novo escapamento certificado pelo Inmetro garante que o veículo esteja em situação regular, e que essa qualificação precisa ser feita pelo Detran.
Na terceira posição do ranking de autuações aparece o uso de sistemas de iluminação alterados, que corresponderam a 102 infrações registradas nas blitze.
O coordenador de Fiscalização e Operação de Trânsito da Emdec lembra que nem todas as lâmpadas brancas para os faróis têm a autorização para segurança no trânsito.
Mais uma vez, os motociclistas figuraram negativamente na liderança de um ranking. Com 19 mortes, eles corresponderam a 57% das infrações.
A fiscalização resultou em 140 motos recolhidas ao Pátio Municipal, sendo que 53 delas por irregularidades nos escapamentos.
Ainda segundo a Emdec, os pontos de distribuição das blitze são definidos a partir de mapas de calor de Campinas, que indicam os pontos com maior frequência de sinistros.
Desde o início do ano, 206 operações integradas já foram realizadas, e resultaram em 7.906 infrações emitidas, com 1.523 veículos removidos ao Pátio Municipal.