Com expectativa de superar os números da edição passada, o 36º Rodeio de Jaguariúna começa nesta sexta-feira (19) e promete movimentar a economia da região.
De acordo com a ACIJ (Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna), as atividades devem injetar mais de R$ 200 milhões em áreas como hotelaria, gastronomia, comércio e transporte.
O presidente da entidade, Guilherme Queiroz, destaca que o festival impulsiona o desenvolvimento da região e fortalece a imagem de Jaguariúna como um destino turístico.
Além da movimentação econômica, a festa também aposta em infraestrutura e em ações sociais. O produtor do evento, Giu Marconi, explica que o rodeio investe em conforto e segurança para o público, ao mesmo tempo em que mantém iniciativas como o ingresso solidário, em apoio a instituições beneficentes da cidade.
Na área da mobilidade, a Prefeitura preparou operação especial com sinalização antecipada, áreas exclusivas para transporte por aplicativo e táxis e proibição de estacionamento em vias próximas ao recinto. Os agentes vão atuar diariamente até o fim da madrugada.
O secretário de Segurança Pública de Jaguariúna, José Carlos Fernandes, destaca que a Guarda Municipal contará com reforços de cidades da região e com a implantação de câmeras de reconhecimento facial, em convênio com a Muralha Paulista.
A Saúde também terá atenção especial. A secretária municipal, Conceição Camilo, informa que equipes da Vigilância Epidemiológica vão distribuir preservativos, orientar sobre prevenção de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) e fiscalizar o comércio de alimentos.
A organização do evento espera um movimento de 150 mil pessoas nestes quatro dias de festival e a geração de, ao menos, seis mil empregos temporários na cidade.