A Prefeitura de Campinas reabriu o prédio histórico do antigo Clube Semanal de Cultura Artística, conhecido como Clube Cultura, que ficou fechado por quase dez anos. O espaço, localizado na Rua Irmã Serafina, em frente à Praça Carlos Gomes, já foi sede de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) entre 2012 e 2016.
Nesta nova fase, o térreo do prédio foi transformado em um polo esportivo administrado pela Secretaria de Esporte e Lazer. O local passou a oferecer aulas gratuitas de artes marciais para crianças, adolescentes, adultos e idosos. As modalidades disponíveis são Judô, Taekwondo, Karatê, Kung Fu e Sanda (boxe chinês), com turmas de até 20 alunos. A aula inaugural de Judô aconteceu em 2 de outubro e reuniu 48 crianças.
A partir de 14 de outubro, o espaço também terá aulas de ginástica. Em breve, será instalada uma academia pública no local, ampliando os serviços esportivos oferecidos à população.
As inscrições estão abertas para pessoas a partir dos 5 anos e podem ser feitas diretamente no prédio, pela entrada lateral da Rua César Bierrembach, nº 937.
O prédio foi construído na década de 1950 e tem três andares, com 2.800 metros quadrados de área. Após ser adquirido pela Prefeitura em setembro de 2024, passou por reformas estruturais para receber as novas atividades.
A partir de 2026, o Clube Cultura deve ganhar uma nova função: será transformado em um centro cultural municipal, com oficinas de arte, dança, audiovisual, exposições e espaços de convivência. O projeto será gerido pela Secretaria de Cultura e Turismo.
O prédio, que já foi palco de bailes e eventos sociais, volta a receber a população com atividades esportivas e culturais, como parte do programa Nosso Centro, que busca revitalizar a região central de Campinas.