A FPF (Federação Paulista de Futebol) desfiliou nos últimos dias times que não estão em atividade nas competições da entidade e estavam licenciadas. Entre os oito clubes que tiveram a licença caçada está o SEV Hortolândia, de Hortolândia, que não disputa torneios profissionais da Federação desde 2014.
O SEV foi fundado em 10 de maio de 2001 como Sociedade Esportiva Votuporanga, na cidade de Votuporanga, onde esteve sediado até 2005. Iniciou suas atividades em Hortolândia em janeiro de 2006, como Sociedade Esportiva Vitória Hortolândia. A equipe disputou a sexta, quarta e terceira divisão do estadual paulista.
Um time pode ser desfiliado da entidade que rege o futebol paulista pordívidas e pendências financeiras; iregularidades estatutárias ou administrativas; abandono das competições; problemas judiciais ou decisão voluntária. O motivo da desfiliação doo SEV Hortolândia não foi divulgado.
Recentemente, a equipe disputou um jogo-treino contra a Ponte Preta e diante da Caldense, de Poços de Caldas (MG) – derrotas por 9 a 0 e 4 a 0, respectivamente. A equipe disputa torneios amadores.
Outros clubes
Além do Hortolândia, outras sete equipes deixaram de ter licença na Federação Paulista de Futebol. Dois deles chegaram a ter sucesso no estado e até nacionalmente: Grêmio Barueri, que disputou o Campeonato Brasileiro da Série A em 2009 e 2010 e desde 2016 não disputa torneios profissionais, e o Guaratinguetá, terceiro colocado do Paulistão 2008 e também com último jogo em 2016.
Também foram desfiliados Força EC (clube ligado à Força Sindical, de Caieiras, tendo parado no futebol profissional em 2010), CA Lemense (de Leme, parado desde 2016), AE Ilha Solteira (parado desde 2013), CA Pirassununguense (de Pirassununga, parado desde 2014) e AD Guarujá (parado desde 2018).
Inativos na região
Seguem filiados a Federação Paulista de Futebol, mas licenciados/inativos na região de Campinas outros seis times: o Ginásio Pinhalense, de Espírito Santo do Pinhal, Guaçuano, de Mogi Guaçu, Jaguáriuna, Mogi Mirim, Nova Odessa e Sumaré.
Texto: André Galassi/Cidade On