HC da Unicamp recebe lote adicional de antídoto contra metanol

Foto: Reprodução / Unicamp

As 100 ampolas de etanol farmacêutico, o também conhecido “álcool absoluto” chegaram ao Hospital de Clínicas da Unicamp nesta terça-feira (8). 

O composto químico é considerado de referência para reverter os efeitos do metanol no organismo, como explicou a superintendente do HC, Elaine Cristina de Ataíde. “Ele substitui a ligação do metanol. Por isso é que o metanol acaba sendo expelido e aí o paciente deixa de correr o risco. Portanto, o etanol é considerado um antídoto”, explica. 

Com a chegada do antídoto, o HC se torna um polo regional no tratamento de casos suspeitos de intoxicação por metanol. “Estes frascos que chegaram estão para casos que cheguem suspeitos ou mesmo confirmados uma vez que a gente consegue confirmar em até 15 minutos para algum deles”, diz a médica. 

Segundo Elaine Ataíde, o Hospital de Clínicas da Unicamp também investe no aumento da capacidade de testagem de casos suspeitos. “Nós fizemos alguns remanejamentos internos e hoje nós conseguimos fazer oito exames por hora, perfazendo por volta de 190 exames por dia caso haja alguma necessidade, tanto interna como externa”, detalha a superintendente. 

Além do etanol farmacêutico, o composto químico “fomepizol” também foi adquirido pelo Ministério da Saúde. Os primeiros lotes do produto devem desembarcar no Brasil ainda nesta semana.  

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Dois suspeitos são presos por envolvimento na morte de jovem em Hortolândia

Incêndio em caminhão interdita Rodovia Dom Pedro I por quase oito horas

Hortolândia retoma programa de renegociação de dívidas com descontos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.