A ocupação ‘Maria Lúcia Petit, organizada pelo movimento de mulheres Olga Benário, realizou um ato de protesto em frente ao paço municipal da Prefeitura de Campinas, nesta segunda-feira (13).
De acordo com uma das responsáveis pelo grupo, Talita Bezerra, o movimento cobra resposta do município sobre a cessão de um imóvel para realizar ações de acolhimento e apoio a mulheres vítimas de violência.
A Prefeitura de Campinas informou que estava em negociação com o movimento para ceder um imóvel de posse do poder público, no Parque Industrial, mas que o grupo descumpriu o acordo para aguardar até o final do processo de cessão, para então utilizar o espaço.
Devido à ocupação ilegal do imóvel e a reclamações de vizinhos do entorno, de acordo com a prefeitura, foi solicitada a reintegração de posse, que foi concedida pela Justiça no dia 11 de setembro. Antes disso, em 26 de julho, a Secretaria de Habitação já havia registrado boletim de ocorrência pela invasão do imóvel após visita e tentativa de desocupação.
Informou também que a continuidade das negociações seguirá somente após cumprimento da ação judicial e garantia de que não ocorram mais ocupações ilegais.