A avenida Nossa Senhora de Fátima passou a ter sentido único de circulação nesta quinta-feira, entre as ruas Roberto Simonsen e Analândia. A mudança marcou a terceira e última etapa das alterações no trânsito das regiões do Jardim Bela Vista e Taquaral.
Com a nova configuração, a via passou a formar um binário com a rua Leonardo Da Vinci. As duas ruas agora têm sentidos opostos: a Leonardo Da Vinci segue no sentido Centro e a Nossa Senhora de Fátima no sentido bairro, em direção ao Jardim Flamboyant e Vila 31 de Março.
Para facilitar o acesso local, a rua Roberto Simonsen passou a ter mão dupla entre a Leonardo Da Vinci e a Nossa Senhora de Fátima.
As obras incluíram a abertura do canteiro central no Balão da Bela Vista, nova semaforização e melhorias na acessibilidade.
Novos semáforos
O cruzamento das avenidas Nossa Senhora de Fátima e Júlio Prestes recebeu novos semáforos, que começaram a funcionar nesta quinta. Na segunda-feira, 10, já tinham sido ativados os semáforos no cruzamento da Leonardo Da Vinci com a Júlio Prestes, com câmeras para detectar o fluxo de veículos. A tecnologia inteligente será ativada futuramente.
Os tempos dos semáforos também foram ajustados nos cruzamentos da Nossa Senhora de Fátima com as ruas Andradina, Júlio Prestes, Thomaz Alva Edson e na travessia em frente ao supermercado Dalben.
A acessibilidade foi ampliada com novas rampas com piso tátil e mais espaço para pedestres no cruzamento da Júlio Prestes com a Leonardo Da Vinci.
O que é um binário?
Um binário de trânsito é formado por duas vias paralelas que passam a ter sentidos únicos e opostos de circulação. Essa organização ajuda a distribuir melhor o fluxo de veículos, reduz os pontos de conflito e aumenta a segurança para motoristas, ciclistas e pedestres. No caso de Campinas, a avenida Nossa Senhora de Fátima e a rua Leonardo Da Vinci passaram a funcionar como binário: enquanto uma segue no sentido bairro, a outra vai no sentido Centro.




