O IBGE divulgou na última terça-feira (04) um levantamento inédito sobre os nomes de família dos brasileiros. Na cidade de Campinas, 11% dos moradores compartilham exatamente o mesmo sobrenome.
Assim como em todo o país, Silva é o sobrenome mais popular em Campinas. E a lista segue: Santos, Oliveira, Souza, Pereira, Ferreira, Rodrigues, Lima, Alves e Costa completam o top 10 dos sobrenomes mais comuns na metrópole.
“Muito popular, pra mim é maravilhoso, carrega história, descendência. É o que eu mais uso, o meu [nome] é Correa Santos, mas eu uso mais o Santos”
O levantamento faz parte da nova base de dados do Censo 2022, que pela primeira vez incluiu os sobrenomes dos brasileiros. Além dos números, o IBGE destacou a origem e o significado dos nomes de família.
O Silva, o mais popular, vem do latim e significa “floresta” ou “selva”, uma referência à natureza e aos lugares de onde vinham as famílias portuguesas que formaram gerações no Brasil.
E essa tradição continua sendo passada de geração em geração. Em cada novo nascimento, os sobrenomes se renovam, como é o caso da Gabryelle e da Madie, que já carregam a herança da família no nome e agora passam para as filhas.
Assim como no retrato nacional, Silva, Santos e Oliveira também lideram a lista em Holambra. Mas o destaque local é o sobrenome Van, que traz o DNA holandês da cidade e aparece em décimo primeiro lugar, com 251 moradores.




