A Secretaria da Educação de São Paulo abriu inscrições para professores interessados em atuar como tutores de estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. O projeto vai ser ampliado para todas as 91 diretorias regionais de ensino em 2026.
A primeira etapa do processo é a inscrição no portal Banco de Talentos, que deve ser feita até sexta-feira, dia 28. Podem participar docentes efetivos, contratados e candidatos à contratação com inscrição ativa no processo de atribuição de aulas do próximo ano.
A segunda fase será uma entrevista nas escolas entre 3 e 12 de dezembro. A jornada é de 13 horas semanais por componente, com remuneração de acordo com a categoria. A prioridade é para professores com formação em pedagogia ou curso normal superior e experiência em alfabetização.
Os tutores vão atender turmas de 10 a 15 alunos, com três a quatro aulas presenciais por semana, no mesmo turno das aulas regulares. O objetivo é recuperar defasagens em leitura, escrita e operações matemáticas.
O projeto começou em 2024 em escolas com baixo desempenho no Saresp e foi ampliado este ano. Em 2026, vai chegar a todas as regiões do estado.




