Ainda falta uma semana para o fim de 2025 e os números podem ser atualizados, já que Wicked 2, O Agente Secreto, Avatar: Fogo e Cinzas chegaram às telonas há pouco tempo. Mas o líder de público e arrecadação nos cinemas brasileiros este ano até agora foi a animação da Disney, Lilo & Stitch. O filme, que estreou em maio, já levou mais de 10,4 milhões de pessoas às salas do país e faturou R$ 214 milhões. Stitch aparece como um alienígena expressivo que foi adotado como animal de estimação por Lilo. Juntos, eles descobrem o significado de família.
Em segundo lugar, outro live-action que foi assistido no Brasil por quase 6 milhões de pessoas. Na nova versão de Como Treinar O Seu Dragão, que entrou em cartaz no início de junho, o enredo é semelhante ao da história da primeira animação, centrando-se em Soluço, um jovem viking que não tem a capacidade de lutar contra dragões, uma tradição local. A vida dele muda quando ajuda Banguela, um dragão, que lhe faz enxergar a relação entre humanos e bichos de forma totalmente nova.
Foi mesmo o ano dos live-actions. Mais uma obra que ultrapassou 5 milhões de espectadores foi Um Filme Minecraft. Protagonizado pelos consagrados Jack Black e Jason Momoa, o longa conta a história de quatro desajustados que são transportados por um misterioso portal para Overworld: um bizarro país das maravilhas cúbico onde impera a imaginação. Para voltar para casa, eles vão ter que dominar este mundo embarcando em uma missão mágica guiada por um experiente e imprevisível construtor.
Em quarto lugar, um filme de terror. Lançado em setembro, Invocação do Mal 4: O Último Ritual também é inspirado nas investigações sobrenaturais do famoso casal de paranormais norte-americanos Ed e Lorraine Warren. Nesta obra, eles enfrentam mais um caso aterrorizante, desta vez envolvendo entidades misteriosas e se veem obrigados a encarar os próprios medos, em uma batalha final contra forças malignas. Mais de 4,6 milhões de espectadores acompanharam.
O Homem de Aço continua atravessando gerações. A quinta maior bilheteria do Brasil em 2025 foi Superman, com 4,3 milhões de pessoas nos cinemas e arrecadação de R$ 92 milhões. Dirigido por James Gunn e protagonizado por David Corenswet, nesta história, o chamado de Superman será colocado à prova através de uma série de aventuras épicas, diante de uma sociedade que enxerga os valores de justiça dele como antiquados. O filme chegou aos cinemas em julho.
Completam o Top-10 de público nos cinemas do Brasil, segundo a última atualização das empresas, Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, Zootopia 2, Jurassic World – Recomeço, Capitão América: Admirável Mundo Novo e Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba – Castelo Infinito.
Já entre as produções nacionais, O Agente Secreto, pré-selecionado para concorrer ao Oscar 2026, já ultrapassou 1 milhão de espectadores menos de dois meses após a estreia, ocupando, por enquanto, o 20º lugar no ranking dos filmes mais assistidos no país.
Antes de ir embora, uma informação atual. Jack Black, já citado nesta retrospectiva, Paul Rudd e Selton Melo, que brilhou no premiado ainda estou aqui, estreiam essa semana com Anaconda. Doug e Griff são melhores amigos desde a infância e sempre sonharam em refazer o filme favorito deles de todos os tempos: Anaconda. Eles partem para o coração da Amazônia para começar as filmagens, mas as coisas ficam sérias quando uma anaconda de verdade aparece no set.



