As chuvas registradas nesta quinta-feira trouxeram volumes expressivos para cidades da região de Campinas.
Entre os registros estão Amparo, com 94 milímetros, Pedreira com 69, Morungaba com 54, Tuiuti com 66, Indaiatuba com 44, Campinas com 43, Hortolândia com 41, Monte Mor com 40, Jaguariúna com 35, Araras com 36 e Artur Nogueira com 30 milímetros.
O Instituto Nacional de Meteorologia alertou para risco de tempestades até o início da noite desta sexta-feira (16), com possibilidade de ventos entre 40 e 60 km/h, granizo e até 30 milímetros de chuva por hora. O Cemaden também apontou risco de enxurradas, alagamentos e transbordamento de córregos.
Na tarde de quinta-feira (15), a estação do Instituto Agronômico de Campinas registrou 30 milímetros em pouco mais de três horas no Campo Grande. A maior rajada de vento chegou a 39 km/h. O temporal causou alagamento na Avenida Heitor Penteado, perto do Kartódromo.
A Defesa Civil orientou que moradores evitem áreas com histórico de alagamento, não atravessem ruas inundadas e não se abriguem sob árvores ou estruturas metálicas. Também é recomendado não estacionar veículos debaixo de árvores.