CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em um mês, câmeras na avenida do Aeroporto de Viracopos flagram mais de 100 infrações

O balanço de um mês da ativação das duas novas câmeras instaladas na avenida José Amgarten, na região do Aeroporto Internacional de Viracopos registrou, ao todo, 103 infrações no período.

Em um mês, câmeras na avenida do Aeroporto de Viracopos flagram mais de 100 infrações
Foto: Emdec/Reprodução

O balanço de um mês da ativação das duas novas câmeras instaladas na avenida José Amgarten, na região do Aeroporto Internacional de Viracopos registrou, ao todo, 103 infrações no período.

Foram 62 condutas de risco registradas em dezembro e 41 até o dia 15 de janeiro. A maioria (95) foi identificada na câmera posicionada na entrada (sentido Campinas/Viracopos). No equipamento que fica na saída do aeroporto (sentido Viracopos/Campinas), foram oito infrações registradas.

O videomonitoramento na Amgarten foi instalado pela Emdec como estratégia para inibir as condutas de risco e ampliar a segurança viária e começou a ter efeito de fiscalização a partir do dia 15 de dezembro. Além de comprometer a fluidez viária na região, o comportamento pode resultar acidentes.

As câmeras foram instaladas na região do Aeroporto de Viracopos também para coibir uma situação recorrente: o uso da área em que o estacionamento é proibido por veículos que prestam o serviço de transporte por aplicativo, a espera de novas corridas.

O local conta com sinalização regulamentada de “Estacionamento Proibido” (placa R6-A) e sinalização própria para alertar condutores sobre o videomonitoramento “Fiscalização de trânsito por câmeras de monitoramento”.

A infração de estacionamento irregular é média, prevê multa de R$ 130,16 (quatro pontos na habilitação) e é passível de remoção do veículo. Ao longo de 2025, Campinas registrou quase 62,4 mil infrações por estacionamento irregular – cerca de 170 por dia.

Conteúdos