A Prefeitura de Campinas emitiu alerta para proprietários de bares, restaurantes, adegas e mercados sobre regras especiais de funcionamento para o “Carnaval 2026”. Os estabelecimentos que planejam funcionar além das 22h durante o pré-Carnaval e o Carnaval precisam solicitar o alvará de horário especial. As medidas valem para estabelecimentos em um raio de até 1 km dos desfiles de blocos.
Os pedidos de extensão de horário ou regularização de alvarás devem ser protocolados até 20 de janeiro, terça-feira. De acordo com a prefeitura, solicitações feitas após a data limite ou incompletas correm o risco de indeferimento, impedindo o funcionamento estendido.
O pré-Carnaval começa dia 31 de janeiro, com desfiles de blocos nos bairros da cidade. O Carnaval oficial acontece entre os dias 14 e 17 de fevereiro.
A autorização permite atendimento ao público até 1h da madrugada, com mais uma hora adicional para limpeza e organização, devendo o encerrar as atividades até 2h.
Mesmo estabelecimentos autorizados a funcionar 24 horas não poderão atender o público após a 1h da madrugada nos dias de desfile, caso não tenham autorização.
A Secretaria de Urbanismo informou que irá intensificar a fiscalização durante o período carnavalesco. Todos os estabelecimentos devem estar com o alvará de uso regularizado, tanto para o funcionamento normal quanto para a extensão de horário.
Os pedidos devem ser feitos exclusivamente pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), disponível no site da Prefeitura de Campinas: campinas.sp.gov.br.
A Secretaria Municipal de Urbanismo de Campinas oferece atendimento presencial na Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com distribuição de senhas até 16h30. Também há o atendimento pela central telefônica, pelo número (19) 3766-2300, nos mesmos dias e horários.