O combate aos pequenos delitos vai ser a prioridade do trabalho do Departamento de Polícia Judiciária do Interior 2 (Deinter-2) em 2026.
Foi o que garantiu o novo diretor da unidade, o delegado Oswaldo Diez Junior, que concedeu entrevista ao CBN Campinas nesta quarta-feira (14).
O novo titular afirmou que é necessário devolver a sensação de segurança ao cidadão, e que pretende trazer a experiência de trabalho na Secretaria Estadual de Segurança Pública.
Em 36 anos na Polícia Civil, Oswaldo Diez Junior conquistou notoriedade à frente de unidades como a Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes), o DEIC (Departamento Especializado de Investigações Criminais), a Delegacia de Homicídios e a Delegacia da Polícia Civil do Aeroporto de Viracopos.
Diez Junior traz na bagagem uma atuação reconhecida no programa de repressão ao roubo de cargas nas rodovias paulistas, e afirmou que essa é uma conquista conjunta com o Poder Judiciário.
Entretanto, o delegado defendeu mudanças no regime de progressão de pena, que favorece a sensação de impunidade aos crimes.
Diez Junior, que acaba de sair da Secretaria Estadual de Segurança Pública, defendeu que a Polícia Civil está em uma crescente de valorização de pessoal.
O novo chefe do Deinter-2 garantiu que os investimentos em tecnologia vão ser intensificados, e que o roubo a uma joalheria no Iguatemi em novembro foi um primeiro exemplo.
Oswaldo Diez Junior garantiu que o Deinter-2 vai se unir ao esforço da Secretaria Estadual de Segurança Pública para combater a violência contra a mulher.
O Deinter-2, assumido por Oswaldo Diez Junior, é responsável por 37 municípios da região.
