A Defesa Civil do Estado de São Paulo renovou o alerta meteorológico devido à persistência e ao aumento das condições favoráveis para a ocorrência de chuvas intensas em todo o território paulista.
No sábado (17), o dia ainda deve ser de sol entre nuvens, com temperaturas elevadas e sensação de calor e abafamento. A partir da tarde, a combinação do aquecimento com a umidade vinda do oceano e da região amazônica pode provocar pancadas de chuva isoladas, acompanhadas de raios, ventos fortes e, em alguns pontos, queda de granizo. O cenário é típico do verão e pode causar transtornos pontuais.
Já a partir de domingo (18), com previsão de continuidade até pelo menos a segunda-feira (19), a chegada de uma frente fria, associada a uma área de baixa pressão e ao fortalecimento do canal de umidade da Amazônia, deve intensificar as instabilidades e espalhar as chuvas por todo o estado.
A previsão indica chuva de moderada a forte intensidade, com descargas elétricas, rajadas de vento e possibilidade de granizo isolado. Há risco de volumes elevados, principalmente entre domingo e segunda-feira, com maior chance de transtornos na faixa leste paulista.