A Defesa Civil de Valinhos segue monitorando e em alerta para a possibilidade de tempestades fortes na região nos próximos dias. A preocupação maior é com as famílias do bairro Pinheirinhos, que fica às margens da linha férrea e do Ribeirão Pinheiros.
Na madrugada de terça-feira, a chuva de 33 milímetros provocou a alta do ribeirão, desabrigando ao menos 12 pessoas, que passaram parte do dia no Centro Cultural Vicente Musselli, que havia sido previamente preparado como abrigo de emergência.
Em entrevista ao Jornal da CBN, o diretor da Defesa Civil, Eduardo Matias, disse que, além da própria precipitação, já que os 33 milímetros caíram em apenas uma hora, a chuva forte em Vinhedo também fez com que o nível do ribeirão subisse.
O diretor comentou que fazia algum tempo que as chuvas não provocavam alagamentos no bairro, mas que o monitoramento é constante, já que a área é considerada uma das zonas de risco.
A Defesa Civil do Estado publicou um alerta para a possibilidade de tempestades até sexta-feira, com possibilidade de um alto volume de chuvas nesta quinta. Eduardo Matias diz que a equipe local em Valinhos também está de plantão para verificar qualquer problema.
A chuva da noite desta terça, aproximadamente 10 milímetros no período da noite, não provocou novos estragos, segundo o diretor da Defesa Civil.