A Prefeitura de Indaiatuba anunciou nesta quarta-feira (14) alterações em parte do secretariado, além da criação de uma nova pasta na estrutura administrativa, a de Mobilidade Urbana. As mudanças foram feitas em cinco secretarias: Saúde, Educação, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Negócios Jurídicos e Assistência Social tiveram novos nomes apresentados.
O prefeito Dr. Custódio Tavares, do MDB, explicou o que motivou as trocas no comando das secretarias.
À frente da Educação, foi anunciado o nome da educadora Alair Candelária Bernardinetti. Na Secretaria de Saúde, o comando foi dado ao médico cardiologista Flávio Brito. Na pasta de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, a chefia será do engenheiro civil José Carlos Selone.
Para a Secretaria de Negócios Jurídicos, o nome escolhido foi do advogado Carlos Olímpio Pires. O novo secretário de Assistência Social é Wanderley José Boni, que já comandava a pasta de forma interina.
O secretário de Mobilidade Urbana, Diego Vido, também foi apresentado oficialmente. Com a pasta recém-criada, no fim do ano passado, o Município apresentou ainda o Plano de Mobilidade.
Os servidores à frente das secretarias anteriormente foram realocados à estrutura administrativa da Prefeitura.
Plano de Mobilidade

O plano de mobilidade urbana de Indaiatuba foi construído a partir de 15 diferentes frentes de atuação. Entre elas está a criação do Centro Integrado de Mobilidade Urbana (Cimob), com sistema de monitoramento para que a secretaria acompanhe o trânsito do município. Diego Vido detalhou os projetos que serão priorizados na pasta.
Também foi citada a criação de novas linhas de ônibus e a reorganização de itinerários já existentes. Na apresentação, o secretário citou ainda estudos em andamento para implantação de tarifa zero no transporte público aos domingos.
O plano apontou a implantação de semáforos inteligentes, obras de intervenção viária, revitalização de ciclovias e reestruturação do projeto de bicicletas compartilhadas. Também foi citada a criação do Conselho Municipal de Mobilidade, para incentivar a participação popular a respeito do tema.