CBN Ribeirão 99,1 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Número de MEIs sobe 3% nas regiões de Campinas e Piracicaba em 2025, diz Sebrae

Dados do Sebrae apontam que o número de Microempreendedores Individuais registrados nas regiões de Campinas e Piracicaba aumentou no ano passado, em comparação com 2024. As duas regiões tiveram crescimento

mei
Foto: Divulgação

Dados do Sebrae apontam que o número de Microempreendedores Individuais registrados nas regiões de Campinas e Piracicaba aumentou no ano passado, em comparação com 2024.

As duas regiões tiveram crescimento de 3% no número total de empreendedores que optam pelo Simples Nacional, o regime do MEI. Em Campinas, subiu de um pouco mais de 291 mil para 300 mil empresas, 3,1%. Já em Piracicaba, o aumento foi de 3,32%, de 141 mil para 145 mil empreendedores individuais.

Para Aline Casalecchi, analista de negócios da regional de Campinas do Sebrae, isso representa um melhor conhecimento dos benefícios de sair da informalidade, como os benefícios do INSS e a possibilidade de atender melhor exigências do mercado com a emissão de nota fiscal. A expectativa para 2026 é que os números se mantenham parecidos.

Se a gente parar para analisar, podemos ter até mais de 500 mil microempreendedores em 40 cidades da nossa região, de todos os setores possíveis. Isso, por um lado, representa um bom momento econônico, mas pode também ser um desafio, já que pode dar a impressão de não haver espaço para tanta gente assim. Aline Casalecchi acha que não, que todos tem um espaço.

Analisando os dados por cidades, as que se destacaram positivamente foram:

  • Mombuca: 10%
  • Indaiatuba: 7,6%
  • Artur Nogueira: 7,4%

Campinas, não poderia ser diferente, continua sendo a cidade com maior número de microempreendedores: 130.852.

De todas as cidades duas regionais, apenas dois municípios tiveram redução:

  • Charqueada, -0,07%, com uma MEI fechada,
  • Monte Alegre do Sul, que registrou o fechamento de seis MEIs, queda de 0,7%.

Para a analista de negócios, não é um movimento incomum, principalmente no caso de Monte Alegre do Sul, que tem vocação mais turística.

E até pensando nessa questão, o Sebrae oferece diversas opções de apoio para empreendedores em todas as fases do negócio, desde a ideia inicial até a expansão da empresa. Entre os principais serviços estão as consultorias especializadas em áreas como gestão, finanças, marketing e inovação, além de cursos, oficinas e palestras presenciais e online para capacitação empresarial, sem contar o planejamento do negócio, acesso a crédito e a participação de feiras e rodadas de negócios, que impulsionam o networking.

Reveja a entrevista completa sobre o número de MEIs na região

YouTube video

Conteúdos