Ouça ao vivo

Maior chuva desde 2002 deixa prejuízos em Monte Mor

Foto: Leandro Las Casas

O maior volume de chuva dos últimos 17 anos em Monte Mor deixou um rastro de prejuízos devido à cheia do Rio Capivari. Os 170 milímetros concentrados em 48 horas entre sexta-feira e domingo causaram alagamentos.

Ao todo, nove bairros da cidade foram afetados. Cerca de 100 famílias ficaram desalojadas. Ninguém ficou ferido. No Jardim Progresso, a água baixou e a semana começou com trabalho em meio ao barro nas calçadas e quintais. João Batista conta que perdeu todos os móveis, assim como alimentos e documentos.

Na mesma rua, Juliano Gomes ajudava a prima a limpar e contabilizar o que foi perdido. Dentro da casa, que fica em um nível mais alto que o asfalto, a marca da água nas paredes alcançava a cintura.

Parte da região central também sofreu com a chuva, assim como os bairros Capuavinha, Chácara Planalto, Pindorama e Chácaras Mirim. Na Vila Farid Kalil, que também sofreu com as enchentes, o secretário da Defesa Civil de Monte Mor, Murilo Rinaldo, conta que o trabalho foi intenso.

A remoção das famílias começou na madrugada de sábado com a ajuda de bombeiros e voluntários. Apesar disso, ninguém quis se abrigar em um dos três lugares disponibilizados pela Prefeitura. Alimentos e itens de higiene foram arrecadados e doados para auxiliar os moradores.

Com muitas nuvens, a segunda-feira foi ensolarada na cidade, mas o secretário diz que a Defesa Civil segue de prontidão. Como o nível do rio Capivari ainda é alto, a situação preocupa os moradores.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Suspeito de matar enteado é professor e dava aulas para crianças e adolescentes

Cirilo Abe Barreto, de 46 anos, acusado de matar o enteado Luiz Felippe Darulis, de 12 anos, em Monte Mor, é professor de ensino fundamental e médio em escolas da rede estadual de Hortolândia. O homem foi preso em flagrante no sábado (27), dia do crime. A criança morreu após uma sessão de castigo físico e agressões com pedaços de madeira.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.