Todo o povo da terra veio de outro planeta e o sofrimento vivido tem origem na magnetização ! Mas existe uma saída ; estudar os preceitos que dará a redenção da Imunização Racional e assim o retorno ao verdadeiro mundo. Tim Maia quando se deparou com esse conteúdo não teve dúvidas que esse era o caminho a seguir.
A chamada fase racional de Tim Maia começou em 1975 e contou com 03 discos . Na época esse período teve pouco reconhecimento de crítica mas hoje esse momento místico desperta a curiosidade dos fãs da soul music brasileira. O fato é que todos os integrantes da banda que acompanhavam Tim Maia foram obrigados a seguir os ensinamentos sob pena de serem demitidos.
A lista com as exigências proibia o uso de drogas, álcool entre outros pontos a serem seguidos. Sem entrar no mérito da questão da lógica de tudo isso … o fato é que Tim Maia e sua Elite Racional ofereceu a melhor musica que eles poderiam fazer. Com forte influencia da soul music norte americana.
Tim Maia sempre foi um artista que não se escondia atrás de estereótipos ele era digamos assim transparente, os seus medos, angustias, frustrações e também as alegrias e felicidades estavam em sua obra. E como o momento era de fé e crença Tim Maia se jogava em interpretações motivadas por pura devoção.
A curiosa fase mística de Tim contou com 02 álbuns lançados , mas antes que pudesse colocar nas prateleiras o terceiro volume Tim Maia se afastou de o seu mentor espiritual e rompeu com a seita da cultura racional .
Depois de quase 02 anos de Fase Racional Tim Maia além de desistir de lançar o próximo trabalho da série ele retirou de circulação os lps anteriores que eram distribuídos através de seu próprio selo a Seroma . Esse terceiro volume da fase racional permaneceu 35 anos na sombra e só foi lançado em 2012.
Entre os fãs existe uma discussão de qual seria o melhor momento do cantor, compositor e musico Sebastião Rodrigues Maia que nasceu no Rio de Janeiro em 1942 e morreu em 98. Mas é inegável reconhecer que esta fase de Racional de Tim Maia trouxe uma excelente contribuição para sua obra e os amantes da black music só agradecem !
Confira esta edição
entre em contato
musicaecultura@cbncampinas.com.br
Produção
Walmir Bortoletto
Edição
Paulo Girardi