Miles Davis sempre foi cercado pela áurea da criatividade. Como líder de banda tinha predileção em trabalhar com músicos com técnicas e até de gêneros diferentes, mesmo que isso custasse o descontentamento de alguns fãs . Mas esse trompetista e compositor encontrou no jazz um solo fértil pra sua expressão e um belo exemplo é o projeto Kind of Blue.
Gravado no primeiro semestre de 1959 e lançado no mesmo ano pela Columbia Records , Kind of Blue se tornou a pedra fundamental para quem tem o interesse em se aventurar na extensa discografia desse norte americano que iniciou sua carreira em 1945 com apenas 19 anos de idade.
Kind of blue conquistou números expressivos com mais de 3 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, números bem acima do padrão do jazz . Além de consolidar as ideias do pianista e teórico musical George Russell com a sua proposta musical do chamado Jazz modal na qual Miles Davis já tinha se inspirado para fazer um ano antes em 58 o Mliestones.
Contrário a rigidez das progressões harmônicas que o jazz vinha seguindo, para essa produção Miles Davis propôs uma construção musical mais livre, sem as estruturas muito complexas . Entre as músicas que foram gravadas para esse LP , o time de músicos teve contato pela primeira vez com boa parte do repertório exigindo assim uma performance de total improvisação.
Kind of Blue não só marcou a carreira de Miles Davis falecido em 1991 como de todo o gênero jazz e contribui para incorpora-lo na galeria dos músicos mais influentes do século XX. O que contribui pra essa projeção também foi o fato do jazz voltar a ter destaque uma vez que o rock no final dos anos 50 já se preparava para passar o bastão a uma nova geração.
O sexteto que participou das gravações desse clássico do jazz ao lado do trompetista Miles Davis contou com John Coltrane no sax tenor , e Julian Cannonball Adderley no sax alto , os Pianistas Bill Evans e Wynton Kelly além de Paul Chambers no contrabaixo e fechando com o baterista James Cobb .
Kind of blue “ A história da Obra Prima de Miles Davis “ escrito pelo historiador e músico de Ashley Kahn e o escritor inglês Richard Willians que com o seu “ Kind of blue – Miles Davis e o álbum que Reinventou a música moderna.” São publicações que lançam um olhar sobre esse disco de Miles Davis bem como uma reflexão sobre a musica no século 20 .
Confira esta edição
entre em contato
musicaecultura@cbncampinas.com.br
Produção
Walmir Bortoletto
Edição
Paulo Girardi